O Projeto

Cultura Lá & cá é uma experimentação comunicacional resultante do projeto de pesquisa “IDENTIDADE E DIFERENÇA NA CULTURA POPULAR: UM ESTUDO SOBRE FESTAS POPULARES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA MICRO-REGIÃO DE JUAZEIRO-BA”, coordenado pelo professor da Universidade do Estado da Bahia e mestre em Sociologia, PAULO SOARES. A idéia é apresentar uma proposta de exposição científica diferenciada, tendo como foco principal a tentativa de estabelecer uma linguagem de fácil compreensão e voltada para a popularização dos resultados de um trabalho científico.

           Todo o layout foi desenvolvido com intuito de facilitar a assimilação e apreciação do trabalho científico abordado na Pesquisa. O título do blog, a disposição das cores e dos menus criam uma dualidade comparativa entre dois movimentos culturais que, na verdade, fazem parte de um só contexto: a influência da cultura africana na formação, vivência cotidiana, e identidade de comunidades brasileiras. Esta relação é identificada e explanada pelo Profº Paulo Soares em depoimento ao Cultura Lá & Cá, falando sobre as motivações e características desta pesquisa:

“Este trabalho é parte do relatório de pesquisa do projeto Identidade e Diferença na Cultura Popular: um estudo sobre festas populares e relações étnico-raciais na micro-região de Juazeiro-Ba (DCH III/ UNEB). O projeto vem sendo desenvolvido, sob a minha coordenação, desde 2007, e no período 2009-2010 contou com a colaboração de dois bolsistas de iniciação científica (PICIN/UNEB). O projeto trabalhou com técnicas etnográficas e observação participante em algumas festas populares na tentativa de perceber o modo como os indivíduos e grupos se vinculam e participam das festas, acreditando poder observar processos de identificação e singularização ou o modo como se dão os processos de produção da identidade e da diferença nas, e através  das, festas populares. Partimos da suposição de que por dentro dos vínculos identitários que se estabelecem nesses acontecimentos coletivos, há no contexto estudado, da mesma forma, a produção da diferença, como expressão de singularidades individuais e coletivas. É nessa perspectiva que o nosso estudo se encaminha para o seu objetivo mais específico, qual seja o de levantar informações etnográficas na micro-região de Juazeiro a respeito dos processos de identificação e singularização acionados por populações afro-descendentes em suas manifestações festivas, os quais são pensados como elementos estruturantes das relações étnico-raciais no contexto estudado”.

A Equipe Cultura lá & cá agradece a todos que contribuiram para o resultado deste trabalho, e todos os visitantes do deste blog!